terça-feira, 11 de setembro de 2012

A lei das cotas nas Universidades Brasileiras é uma medida justa?



A desigualdade  social no Brasil e  a  quarta  maior  do mundo.
Segundo o censo do  IBGE  do ano de  2010, 53% da população brasileira  se entitula negra, parda ou indigena  e  63%  dos  brasileiros que   recebem menos que um salário minimo mensal  são  pardos ou negros.
Nos termos do Blog de Mario Marona-Em Defesa das Cotas- de 27/08/12- " A profunda desigualdade entre brancos e negros não é culpa do Fernando Henrique nem do Lula e, a rigor, nem dos brancos que vivem no Brasil de hoje. Trata-se, sem dúvida, e imagino que todos concordam com isso, de uma injustiça histórica, praticada em 388 anos de duração da escravidão e, mesmo depois da abolição, nunca corrigida em sua totalidade.

Uma injustiça deste tamanho não será corrigida "naturalmente", a não ser por meio de ações afirmativas - estímulos, leis, imposições etc. Não se pode aguardar que uma injustiça deste tamanho, em pleno século 21, seja resolvida de maneira gradual, sem interferência direta de instâncias de poder - empresas, organizações civis, Estado, Legislativo, Judiciário".
 Considerando que  o impulso  decisivo para a ascensão social no Brasil  é o nivel de escolaridade, faz-se necessário  então um massivo investimento na educação da população   negra, para corrigir injustica social tão antiga.
A maioria dos negros, pardos e indigenas  no Brasil  porém frequentam  escolas públicas, que  são de forma geral  de má qualidade.
As melhores universidades são públicas mas  são frequentadas,  na sua  maior parte, por  brancos  que  cursaram  boas  escolas particulares, havendo desta forma mais possibilidade dos mesmos  ingressarem   na dificil seleção que  há nestas   universidades.  
  
O  ingresso dos alunos mais empobrecidos nas  universidades públicas poderia  dar-se através da melhoria do ensino público básico, fazendo com que a disputa  por uma vaga   se desse  em igualdade de condições  entre alunos de escolas públicas e privadas.
Há  mais de 40 anos porém  que  as escolas públicas brasileiras são de má  qualidade, (somente  foram melhores  nos anos 60), há  mais de 40 anos que é   prometido  por diversas esferas governamentais a melhora da educação pública, sem resultados positivos. Quanto tempo mais os   cidadãos brasileiros pardos e negros   terão que esperar?
No final  de agosto deste ano   porém,   a presidente Dilma deu um importante passo para correção desta imensa injustica social. Ela aprovou a lei de cotas nas universidades públicas brasileiras. Nos termos desta lei todas as universidades públicas federais terão que reservar no minimo 50% de suas vagas para estudantes  que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas, com distribuição de vagas entre negros, pardos e  indigenas, proporcional a composição da população de cada Estado.
A secretária de Politicas  Públicas de Promocão da Igualdade Racial da Presidência da República prevê que com a Lei das Cotas, ampliar-se-á  de 8,7 mil para 52 mil o número de estudantes pardos e negros que ingressarão  anualmente nas universidades (Página do Senado Federal na Web-10.09.12)
Com a aprovação   desta lei ,  é  provável que, num primeiro momento haja  por parte da população branca que estudou nas escolas privadas, um sentimento de   indignação  pois, tornar-se-á  muito   mais  dificil o ingresso dos mesmos  nas universidades  públicas, mas naturalmente que a referida  "injustiça"  é infinitamente menor do que a sofrida pelos  indigenas, pardos e negros  brasileiros ao longo dos ultimos 400 anos de história. 
O sistema de cotas nas universidades públicas  é  um  passo histórico para a população brasileira, brancos, pardos   negros, se verem como iguais  a médio prazo.
Ligia  Kaysel


Nenhum comentário: