quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Um pouco da politica de Assistencia Social do Reino Unido (acentuacao deficiente)


Sempre ouvi falar que a europa é um continente de velhos, visto a baixa  taxa de natalidade .Isto pode ser verdade em grande parte do continente mas não em Londres.

 No Reino Unido  ter filhos  pode ser  um ”bom negocio”. Explico:- A politica de assistencia social daqui, referente a crianças e adolescentes  é muito bem intencionada.  Supõe-se (como eu acredito que seja mesmo, na maioria das vezes) que o ideal para uma criança, e ser cuidada por sua  genitora  portanto, para que as mesmas tenham disponibilidade para seus filhos em tempo integral, sem precisar trabalhar, nos  seus primeiros  16 anos de vida,o governo provém  subsidio suficiente para que a genitora possa ficar em casa cuidando de seus filhos .Naturalmente se a mesma conseguir provar que não possui renda suficiente, proveniente de outros meios, como do salário do genitor, companheiro, ou mesmo por  imoveis alugados de sua propriedade por exemplo.

Também é fato que não é saudável para uma criança dormir no mesmo dormitório de seus pais, nem tampouco que meninos e meninas compartilhem do  mesmo quarto. Portanto, se   a familia  possue  filhos, e não ganha um salário suficientemente bom para pagar o aluguel de uma residencia com 2  ou 3 quartos, a mesma possue o direito de pleitear do governo ajuda, ou ate mesmo a totalidade, dependendo da sua renda, no aluguel de uma residencia de 2 quartos, para familias com uma só crianca ou  com criancas do mesmo sexo, ou de 3 quartos, para familias que possuem meninos e meninas.

Acho mesmo esta politica teoricamente brilhante, porém  a  sociedade ideal não existe e, esta politica já atravessa algumas gerações, tendo  criado situações sociais caóticas como:

                    Garotas jovens que desejam residir sozinhas com independencia financeira, decidirem ter  filhos.
                          Genitores muitas vezes sentirem se desobrigados de sustentar seus filhos.
                        Familias passarem a gerar mais filhos do  que pretendiam inicialmente, devido a falsa idéia de que iráo receber mais dinheiro, sem pensar na equivalencia dos gastos.
                       Mulheres que deixaram uma vida produtiva de trabalho para criarem seus filhos,  possuirem, depois de muitos anos em casa, dificuldades  em reiniciarem-se  em uma carreira.

 Enfim, depois de algumas gerações, esta politica de beneficios para criancas e adolescentes está sendo revista, não só pelas distorções criadas, como também devido a crise financeira que  assola  o Reino Unido atualmente.

                        Mas mudar mentalidades nao é  facil, e o novo governo esta enfrentando  fortes  resistencias frente a este novo desafio.


Ligia Kaysel 



Nenhum comentário: