domingo, 6 de março de 2011

Um sentimento de muitos imigrantes:

Trabalho  em uma empresa onde a grande maioria dos clientes sao  imigrantes  de baixa renda.

No atendimento a esta populacao é possivel  conhecer  um pouquinho da realidade de cada um, e aprender muito com  todos.

 Os imigrantes   de baixa renda em Londres, na maioria das vezes, sao  aqueles que possuem passaporte europeu apesar de terem nascidos fora da europa (conseguido atraves da consanguiniedade), ou nascidos em  paises pobres do leste europeu (Polonia, Lituania, Republica Checa e outros).

Podem ser tambem os que viveram em UK   por mais de 5  anos, com visto de estudante ou de trabalho, e passaram  entao a  possuir  cidadania britanica (depois de submeter-se a um teste de conhecimentos e  tradicões  britanicas, somados a custos destes procedimenos, que nos ultimos anos triplicaram  de preco).

Ha  ainda os que   possuem visto de trabalho (visto  este que depende de um empregador requere-lo, o que pode  tornar  o imigrante vulneravel ao seu empregador), de estudante (somente podendo  trabalhar  de 10 a 20 horas por semana) ou na condicao de asilados.

Mas  sinto que há um sentimento muito  comum  em  grande parte  dos imigrantes, em maior ou menor grau, o sentimento de “nao pertencimento” a lugar algum.

O imigrante  saiu de seu país a procura de algo melhor do que vivia. Depois de algum tempo (de meses há  anos, dependendo  da pessoa e de sua realidade)  descobre que pode sobreviver aqui, ganhar mais dinheiro, ter mais seguranca e tranquilidade, mas nao pertencerá nunca a este país, nunca falará inglês como eles, nunca será um deles, por mais que possua um passaporte legalmente reconhecido.

Porem, crê que não se adaptará  mais  completamente  ao  seu pais de origem, apesar de ama-lo. Surge entao  o sentimento de “nao pertencimento “.

É como uma rosa imersa na água: ela vive, cresce, desabrocha  como todas as outras  rosas,  mas nao tem raizes.

Ligia Kaysel