sábado, 13 de agosto de 2011

A revolta dos jovens ingleses:



Muito se discute se  as turbulências nas ruas inglesas provocadas por jovens, foram ou não, puros atos de vandalismo gratuito de jovens mimados se divertindo  a queimar e  saquear lojas, como insiste em  afirmar o governo inglês.

A atitude dos jovens ingleses nas ruas, logicamente nao se caracteriza em um movimento politico organizado, porém isto nao significa que este movimento nao tem nada  a ver com politica.  Se todo este contexto nas ruas de  Londres aconteceu e se dissseminou por todo o Reino Unido, é porque debaixo deste tecido social há muita tensão, muita raiva.

Estes jovens, na sua grande maioria, são compostos por ingleses descendentes de imigrantes, geralmente provindos de países empobrecidos, muitos de ex-colonias britânicas na Africa, Asia e América..

 A grande maioria destes jovens  cresceram  acostumados a usufruir  dos beneficios sociais do estado (escola,  moradia,  saúde, alimentacão).Muitos de seus genitores  fazem parte de uma sociedade apática, sem  sonhos e ambicões, sempre  a viver as custas do Estado.

Todo este contexto é  bem conhecido pela sociedade inglesa, gerando muito preconceito, marginalizando estas sociedades e que, entre outros motivos,  propicia  por parte dos jovens, a formacao de “gangues”.

A populacão  inglesa nativa  não sujeita-se a empregos menos qualificados, o que  sempre fez  com que   a mão de obra    de imigrantes  e descendentes   fosse  bem vinda.  É sabido porém que de forma geral  os  jovens dos “states” (states sao  os conjuntos habitacionais governamentais de Londres) são uma camada   um tanto    excluida   deste mercado de trabalho.

 Com o surgimento da comunidade européia, passaram a imigrar para o Reino Unido   pessoas provenientes do  leste europeu (Polonia, Lituania, Republica Theca e outros), dispostas a trabalhar por salários menores, muito mais bem vinda  portanto, para trabalhar nos postos de  trabalho  antes  preeenchidos por   imigrantes mais antigos no  Reino Unido e seus descendentes.

Todo este quadro, somado a recessão econômica  inglesa, que gerou há mais de dois meses o inicio dos cortes dos beneficios sociais acima descritos, e ainda pela xenofobia típica dos momentos de crise, (os ingleses nativos culpando os imigrantes e seus descendentes por todos os problemas do  seu país),  transformou  os jovens do Reino Unido num barril de pólvora pronto a explodir.

E explodiu!!!!!!!!!

Ligia Kaysel

Nenhum comentário: