quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Raca: (sem acentuacao)


Quando eu estava nos meus 1*s anos de escola apreeendi que existiam 3 tipos de racas: Brancos, negros e amarelos(os amarelos eram os asiaticos ). Quando apreendi sobre a 2* guerra mundial, nos foi ensinado que os alemaes queriam exterminar a “raca judia”, mas que raca judia era essa, branco, negro ou amarelo?

Isto ate eu  chegar em Londres porque aqui voce descobre que ha uma infinidade de “racas”, pessoas muitas vezes muito  parecidas umas com as outras, mas que sao de “racas”diferentes, uma  loucura.Os indianos sao de uma raca, os  muculmanos outra, os negros africanos outra; aqui as proprias pessoas se dividem , dependendo do pais ou regiao de onde veem. E se sentem  diferentes das demais por isso.

O que mais me assusta e que as proprias autoridades daqui fazem esta distincao em documentos oficiais. Pude comprovar isso em uma situacao hilaria pelo qual passei, que qualquer dia descreverei  aqui  em pormenores. O fato e que fui barrada pela policia britanica  para uma pequena e discreta investigacao, pela “suposicao”de porte de drogas.
Depois de respeitosamente revistada pela policia, a mesma me  entregou uns papeis com o auto da minha apreensao, e tambem com uma serie de telefones e paginas da internet, para que eu denunciasse a mesma, caso eu tenha entendido que nao tive  um tratamento respeitoso e justo (chique, nao e mesmo?). Achei tudo isso muito louvavel se nao fosse a pagina onde a policia tinha que me descrever. Nesta pagina, eles tinham que completar qual  era a minha raca , e a infinidade de opcoes que os policiais tinham me assustou:
                     Negro(cidadao britanico ou nao)-de origem Nigeriana, Somali,Caribenho (e diversas outras eram descritas neste auto),
                     Asiatico(cidadao britanico ou nao)- de origem Indiana, Paquistanesa, Afega (e diversas outras eram descritas neste auto),
                      Porem, quando a policia tinha  que completar sobre os brancos, ela tinha somente  3 opcoes:Britanico  nativo, Irlandes ou “outros” . Quer dizer, esta divisao e oficial.

Ocorre o mesmo aqui quando voce pretende se candidatar a um emprego (eu me candidatei  a diversos), sempre em 1* lugar voce tem que mandar o denominado “Applicance  Form”, que e um questionario onde voce tem que falar de suas aptidoes para a vaga, nos termos e na ordem em que eles perguntam.Juntamente  com este “Applicance  Form”, vem o  “Monitoring Form”, que e um formulario em que voce tem que responder com detalhes, parecidos inclusive com os da policia, so que nao tao detalhado, qual a “raca” a que voce pertence. Ja ouvi a explicacao de mais de um empregador, ao questionar este 2* questionario, que e para que  eles nao caiam no erro de contratar mais de uma raca do que de outra, mas sera que e isso mesmo?

O fato e que , nunca em minha vida imaginei que  o termo “raca”tivesse tamanha importancia, como tem aqui na Inglaterrra(e suponho que deva ser da mesma maneira no resto da europa).

Lamentavel.

Ligia Kaysel



Um comentário:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.