quinta-feira, 21 de abril de 2011

As fases de desligamento entre pais e filhos:(acentuação deficiente)

Em maior ou menor grau, todos os pais possuem  dificuldade em “soltar” seus  filhos no  mundo. Sao várias as etapas de desligamento  entre pais e filhos, e conforme nós pais  vamos   nos acostumando com uma fase,  aumenta-se  o grau de dificuldade.

 Este processo inicia-se com  com os filhos  ficando  sozinhos  na casa de amigos, em casa,   no clube. Depois vem  as “baladas”, as namoradas(os) e as viagens com a “galera”. Mas a  mais difícil  das fases é   a saída do filho(a) da casa dos pais, pelo casamento ou pela mudanca de casa, de cidade ou de país.

Eu  tive sorte em relacao a esta  mudanca , visto que meus filhos mudaram-se de casa para residirem no exterior  portanto, se por um lado eu sentia a falta fisica dos mesmos, por outro  eu  me entusiasmava  com  o fato de eles estarem tendo  a oportunidade de viver um mundo tao novo e diferente. Foi no exterior  tambem que os mesmos passaram a conviver com suas atuais esposas, o que me fez sentir grata as mesmas por estarem “cuidando” dos meus filhos  com um toque feminino.

 A saída da casa dos pais talvez seja a mais radical das fases , mas não  a última, pois depois  vem o fato de conviver com o casal (filho e nora ou filha e genro) sem se envolver na vida dos mesmos.

Eu estou na primeira parte desta fase, visto  que  ainda nao  tenho netos, o que creio  que torne  esta fase  bem mais dificil.

A teoria de que  a solucao é simplesmente  sermos amigos  de nossos filhos é uma teoria muito simplista.  Para mim  é facil  ser amiga dos meus filhos sem  aquele sentimento  de que devo  sempre “dar  conselhos”, pois tenho  plena consciência que eles são mais experientes  do que eu em diversos assuntos. Porém as vezes  me magoo, e proporciono um  certo sentimento  de “culpa” aos meus filhos, tipo  aquela cobranca materna  básica:  “ porque voce  demorou tanto para  aparecer”?

Preciso  apreender a ser como os passaros, que cuidam de seus filhotes  enquanto pequenos e frágeis, e depois que os ensina a voar , solta-os pelo mundo, sem  amarras ou cobrancas

Ligia Kayasel


Nenhum comentário: