sábado, 30 de abril de 2011

O casamento real britânico:



Roberto Shinyashiki, psiquiatra,  palestrante e autor de vários livros de sucesso, conta em um dos seus inumeros livros, uma estoria que  está sempre em minha  mente:

“O sujeito fugia de um urso e caiu em um barranco. Conseguiu se pendurar em algumas raízes. O urso  la em cima tentava pegá-lo. Embaixo, onças pulavam para agarrar seu pé. No maior sufoco, o sujeito olha para o lado e vê um arbusto com morangos. Ele pega o morango, admira sua beleza e o saboreia.

 Cada vez mais nós temos ursos e onças à nossa volta. Mas é preciso comer os morangos”.

Ontem foi o dia do casamento do principe William  aqui no Reino Unido. Este acontecimento social despertou um sentimento de união e de patriotismo numa parte considerável dos  britânicos, que se reuniram em festas, enfeitaram a cidade e suas casas com bandeirinhas, tal como uma final de copa  do mundo. A cerimônia foi muito bonita, como se  tivesse  saído dos livros de estórias infantis, com direito a carruagens, principes, princesas e toda a magia que ouvíamos quando criancas.

 É fato   que o Reino Unido   esta passando por uma fase de  austeridade econômica que está proporcionando dificuldades  financeiras  para parte da sociedade britânica. Porém é sabido  que,  apesar de ainda continuar alta a receita  da família real,   houve,  assim como todos os outros custos governamentais,  cortes .

É fato que os paises árabes e africanos, muitos deles antigas colonias britânicas , estao passando por revoltas populares devido a ditaduras que o proprio Reino Unido ajudou  a construir. E a pobreza  e os fluxos migratórios estão aumentando frente a estas questoes.

Nao podemos achar que nao temos nada a ver com tudo que esta acontecendo no resto do planeta,  visto que fazemos, enquanto humanidade, parte do mesmo sistema.Temos sim que nos indignar frente as injusticas  sociais, e se posicionar , se possível. 

“Mas é preciso  tambem  comer os morangos”.

Ligia Kaysel

Nenhum comentário: