segunda-feira, 23 de maio de 2011

JUSTICA SENDO FEITA EM CAMPINAS-SP.


Entre fevereiro/2005 e maio/2008  tive  a honra de trabalhar como assessora  da Secretaria  Municipal de Assistencia Social de Campinas. Juntamente com técnicos qualificados, contruímos uma rede  composta por ONG’s cujo foco de trabalho eram criancas e adolescentes em situacão de rua e/ou exploracao sexual, tendo a frente a gestão e articulacao do poder publico municipal. Foi uma época muito gratificante pois, apesar das dificuldades em enfrentar tao complexa questao  social, a construcao do programa foi de forma  aberta e democratica, com todos os atores envolvidos.


Semanalmente haviam discussões  com os representantes desta rede  sobre os   atendimentos mais complexos e,  a troca de experiências entre as diferentes equipes levaram a construção de novas estratégias metodológicas para a qualificação do programa. Nossa preocupacao maior era a  construcao da identidade destas criancas e adolescentes, respeitando o tempo, que cada uma leva pra  seu processo de desligamento das ruas e/ou exploracao sexual. Havia uma série de problemáticas a serem vencidas, como a violência doméstica que leva  a maioria dessas criancas e adolescentes para as ruas, a drogadicão que faz parte da realidade dessas meninas e meninos, mas entre avancos e retrocessos, o programa estava avancando a  passos largos.

No  segundo  semestre  de 2007 porém, as coisas comecaram a mudar; as  próximas eleicões municipais aconteceriam no final de  2008, e o governo ja nao estava mais preocupado com a  eficiência do programa e sim, com a  rapidez dos resultados.

Nesta época, eu  era responsável pela coordenacao deste  programa municipal,  e  minha posicao passou a ser muito difícil  pois,   o governo pressionava me  a aceitar  acões higienistas e  policialescas contra  esta populacão, e os  técnicos  que vivenciavam o dia a dia das criancas e adolescentes em processo de desligamento das ruas, me pressionavam por acões mais efetivas que o governo  havia prometido cumprir, e que eu como representante do mesmo, era porta voz.

Conclui  entao que  aquele trabalho ja nao servia  mais para mim.  Me demiti e literalmente mudei de vida, de cidade e de país.

Fazem  3 anos  que moro em Londres. Nestes  3  anos acompanhando a vida politica da minha  cidade, recebi com pesar a noticia da reeleicao do prefeito, do desmanche de muito   do programa, que com muito trabalho havíamos construido, sendo  substituido por  uma politica higienista  e policialesca.

Mas  no final da semana passada  creio  que iniciou-se  uma “limpeza”  justa na administracao municipal da minha cidade. Os motivos sao outros, pois os mesmos que determinaram a “limpeza” da cidade em relacao as criancas  e adolescentes  em situacao de rua,  fizeram “sujeira”  com o dinheiro publico.  Pelo que informam  as noticias da midia, servidores municipais do primeiro escalão do governo municipal  foram   responsaveis por desvios de dinheiro publico de forma grave. O MP fez o seu papel, investigou, e  em  20.05.2011  foram expedidos  mandados de prisão para  diversas  pessoas do alto escalão da prefeitura municipal .

Sei que a nivel nacional , muitas denúncas graves ja foram feitas no passado contra políticos,  mas que no final  tudo   terminou “em pizza”  e que  politicos corruptos  foram até  reeleitos. Mas neste caso tenho fé que justica  será feita.

 Ligia Kaysel

 

Nenhum comentário: