sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

A guerra e as criancas:


A semana passada conheci um castelo muito interessante, em  Dover-UK.

Neste castelo os fatos historicos sao contados por funcionarios, por  sons ouvidos  nos  ambientes, e  tambem através de recursos audio visuais  a lazer. Quase nao ha textos  para serem lidos, como na maioria dos museus e castelos.

Atraves destes recursos sao descritos diversas estratégias de guerra usadas pela   Inglaterra neste ponto estrategico de defesa de seu país, em   diferentes épocas, visto que Dover situa-se na divisa entre  o Reino Unido e a Franca( há 34 km. de oceano separando Dover-UK de Calais-FR).

É possivel entao visualizar e caminhar, por exemplo, por túneis subterraneos com diversos canhões  onde se bombardeava o inimigo no mar  sem ser visto; labirintos onde  vizualizava-se  os aposentos do castelo clandestinamente,  e outros criativos recursos  e  armadilhas de guerra.

Talvez por ser um castelo  onde a historia e revelada de forma muito interativa, havia muitas criancas e adolescentes entre os visistantes .

Apesar dos fatos historicos relatados passarem-se entre os seculos XI  e comeco do seculo XX(até a segunda guerra mundial), no final  ha um filme sobre:  Setembro de 2010-A guerra no Afeganistao.

A princípio achei que tinha entendido mal, visto que Setembro de 2010  foi  o ano passado, e o Afeganistao está muito  distante da Inglaterra. Ao apertar o botao para ve-lo porem, me surpreendo com 8 minutos  (em contagem regressiva)  de um filme com uma bela e atual trilha sonora, com diversas imagens dos soldados ingleses lutando no Afeganistao. Todos bonitos, bronzeados, usando possantes armamentos e estratégias . Revoltada nao assisti até o final, (assisti 6 dos 8  minutos previstos) , mas durante o tempo em que assisti,  nao vi  nenhuma morte, nem tampouco imagens  de pessoas feridas.

Espero que o fato de “mergulhar-se” por  aproximadamente  duas horas sobre o mundo das batalhas na defesa da Inglaterra, somados a 8 minutos de “emocionantes aventuras para defender o ocidente contra o terrorismo”, nao tenha influenciado nenhuma crianca ou jovem, a participar de alguma guerra, mas nao tenho muita certeza disso.

Ligia Kaysel



2 comentários:

Anônimo disse...

O pior é que influencia né?! Aiaiaia

Marineide Dan Ribeiro disse...

Olá!
Te seguindo no twitter e aqui também.
Sou blogueira e adoro decorar, fazer tags, etc.
Formada em Letras/Frances e preparando meu Mestrado em Literatura. Enquanto isso tenho um salão de estética e vou vivendo...
Meus links: http://marciagrega.blogspot.com
http://gregapoemas.blogspot.com e http://brasigrega.blogspot.com