sábado, 18 de junho de 2011

Meus Clientes: Os imigrantes no Reino Unido ( sem acentuacao)

Trabalho numa companhia financeira que faz empréstimos para clientes de baixa renda em Londres.  Esta populacão é composta, na maiorira das vezes, por imigrantes e descendentes de imigrantes que vivem no Reino Unido.

Depois de mais de um ano de trabalho, posso perceber algumas caracteristicas comuns a cada parcela desta populacão.

A maioria dos ingleses de baixa renda  que frequentam minha loja não trabalham, sobrevivem de programas sociais de transferencia de renda governamentais, variando de valor , dependendo do número de filhos,  de alguma  invaliddez temporaria ou  permanente  na família, e da faixa etária dos membros da  mesma.

Poloneses,  pelo contrário, trabalham muito e  muitas  vezes por menos que o salário mínimo estipulado por lei.  Nossa empresa necessita dispor de pelo menos um funcionário polônes por loja (há 18 lojas na minha empresa) pois,    muitos clientes poloneses, e uma grante parte dos mesmos nao consegue se comunicar nem mesmo  através do  ingles básico, apesar de residirem   há muito tempo aqui.

Através de algumas perguntas básicas que  tenho  que formular para conhecer melhor o cliente, posso perceber que os indianos quase nada gastam  com lazer, gastam o mínimo com acomodacões (provavelmente precárias),  e  preocupam se  com cada centavo que  pagarão pelo empréstimo concedido. A India foi colonizada pela Inglaterra, portanto a lingua materna dos indianos é o ingles (e a lingua nativa de cada região da India), mas   quão  difícil  é entender a pronúncia do inglês falado pelos indianos.

Tenho  muitas clientes filipinas, e a maioria delas já chegam  ao  Reino Unido contrada pelos ingleses para o trabalho doméstico. Durante a aplicacão para obtencão do empréstimo, posso perceber que elas não gastam quase nada com elas mesmas, residem na casa dos empregadores, e sustentam boa parte de suas  famílias  em seu país de origem com  seus salários.  Muitas deixam marido e filhos pequenos, para sustenta-los sozinhas  daqui.

Um público que atendo  com quase  exclusividade sao os imigrantes que falam  a lingua portuguesa. Eles são provenientes de diversos países como Brasil, Portugual, Angola, Mocambique, São Tomé Principe e outros.  Normalmente eles tem cidadania portuguesa, ou italiana no caso dos brasileiros.  Com excecao feita aos portugueses, que são mais sisudos, todos os outros tem um bom humor e uma alegria natural. Boa parte dos brasileiros se caracterizam por trabalhar  na informalidade, o que dificulta a  comprovacão de renda tão necessária  para a aprovacao do empréstimo.

Tenho  também uma expressiva clientela composta por mulheres muculmanas, provenientes  ou descendentes de países africanos (a maioria) ou de países a  árabes  (em menor número).  Geralmente elas tem muitos filhos e recebem gordos benefícios governamentais por isso.  Percebo que a  maioria   é  semi  analfabeta e que, se não possuem o inglês como  primeira lingua (a  Inglaterra colonizou muitos países  africanos e alguns  árabes), falam pouco o inglês, apesar de  muitas delas  residirem há muitos anos em Londres.

Há ainda os ciganos. Eles provêm  da Polônia, Albânia e de outros países do leste europeu. Se caracterizam por virem para a aplicacão de empréstimo em grupos, um candidato ao empréstimo  geralmente vem acompanhado da mãe, do tio, do sobrinho, da irmã e  da  criancada de todos eles.

Enfim, atendo diversas nacionalidades, genero e idades diferentes, e todos tem me ensinado muito sobre o ser humano e sobre a vida.

Ligia Kaysel.

Um comentário: