domingo, 12 de dezembro de 2010

Chico: Imigrantes ilegais no Reino Unido( sem acentuacao)


Chico e um amigo nosso  aqui de Londres. Ele  compartilha sua residencia  com  diversas pessoas  que como ele, vivem sozinhas neste pais com o objetivo de sustentar  suas  familias  em seus paises de origem. Todos vivem “literalmente” para trabalhar, sem direito  ferias,  finais de semana ou feriados.

 No  Brasil  Chico era pedreiro, mas aqui ele  faz de tudo um pouco, pedreiro,pintor, faxineiro.

Chico vive em Londres ha 5 naos , mas nao sabe  falar ingles.

Desde que expirou seu visto de turista (com duracao de 6 meses) ele esta ilegalmente aqui no pais. Sua vida resume se em trabalhar, assistir TV brasileira, conversar  pessoalmente com  seus  companheiros de flat e por internet com seus familiares brasileiros. Ele nao conhece quase nenhum ponto turistico aqui de Londres, pois todo o dinheiro que recebe e remetido para sua familia no Brasil.

Por ser ilegal no pais (e ter medo de ter  identidade europeia falsificada pois tem um amigo que ficou 7  meses preso aqui porque foi pego com um deste documento) ele nao pode ter conta bancaria,nem tampouco ser registrado em um emprego formal. Esta sua informalidade porem, ja lhe causou muitos problemas pois, sabendo de sua  situacao no pais, muitos empregadores  se aproveitaram para lhe pagar menos do que o  que foi combinado.

Chico sonha com o dia de voltar ao Brasil, mas tem consciencia que com o salario de pedreiro no Brasil ele nunca podera dar o conforto que sua familia hoje possue, e por isso como ele diz “vai deixando a vida passar”.

Ha diversos “Chicos” residindo em Londres e no resto da europa, provenientes nao so do Brasil, mas tambem de paises da Africa e da Asia.

Li em uma pesquisa recentemente que, em algumas nacoes africanas o PIB nacional podera baixar se  a remessa de dinherio de parentes que residem na europa acabar.

E os governos europeus estao cada vez mais   duros com  os  “ilegais”.........


Ligia Kaysel  

Um comentário:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.