segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Guerra civil no Rio de Janeiro:(sem acentuacao)

Sinto um aperto forte no peito quando leio pela  internet as noticias da verdadeira guerrra civil que  esta assolando as falevas do Rio de Janeiro.

E engracado pois, pelas noticias  divulgadas nos  grandes jornais brasileiros,e como se de repente a policia corrupta e bandida  brasileira, tivesse se transformado em heroina, imaculada, e tivesse descoberto neste momento  o sofrimento das comunidades nas favelas.

 E como se  a falta do poder estatal , frente as necessidades basicas destas comunidades, nao tivesse muitas vezes sido suprido pela “ajuda” do poder do trafico, e estas  comunidades, sofridas comunidades, nao tivessem nenhum vinculo com os traficantes.

E como se a organizacao do trafico de drogas fosse composta por estranhos as suas comunidades, como se o  “trafico” nao empregasse , muitas vezes por pura necessidade, seus maridos, filhos, sobrinhos e companheiros,  em seus quadros de “funcionarios”.

Conforme a revista eletronica www.vivafavela.com.br  descreve “Militantes da Rede contra Violência estiveram ontem, 1º de dezembro, na Vila Cruzeiro, e puderam recolher diversas denúncias de violações dos direitos humanos por parte das forças de segurança estatais (polícia e forças armadas) que ocuparam recentemente a localidade

Em um outro artigo da mesma revista eletronica, ha uma clara descricao do que hoje acontece no Brasil, nao so no Rio de Janeiro, mas em todas as grandes cidades brasileiras de forma geral “A questão é muito mais complexa do que uma briga de vilão e herói (traficante contra policial, ou Estado contra tráfico). O tráfico de drogas não pode ser pensado como um poder paralelo, pois a criminalidade faz parte do sistema social que vivemos. Com o tráfico muitos "ganham": os playboys, artistas e universitários viciados que saciam sua sede por drogas, a polícia corrupta que ganha dinheiro com o "arrego" dos traficantes, os comerciantes do tráfico que lucram com a venda do tóxico, os traficantes de armas que ganham rios de dineheiro a cada "bala perdida ou achada", os políticos corruptos que estão envolvidos até os ossos com a violência, e também o sistema capitalista como um todo, pois para ele é muito mais interessante desviar os pobres para a criminalidade egoísta do que engajá-los na luta política para mudar o sistema social injusto e desigual que vivemos www.vivafavela.com.br.”.

E  este sistema injusto e desigual brasileiro, (a desigualdade  social no Brasil e uma das maiores do mundo), tem gerado  uma  violencia que esta se enrraigando  e se banalizando  em toda a sociedade brasileira nas grandes cidades. Ha um desejo das classes dominantes de verem suas ruas “limpas” de pobres, de que todos os “bandidos” sejam “eliminados”, de considerarem  a "tortura" proferida pelos policiais , como um  mal necessario.
Por outro lado ha  tb um desejo  dos cidadaos privados de quase todos os seus direitos ,  de  vingarem se  das classes dominantes atraves da violencia e crimes.

Onde tudo isso vai  parar?

 Ligia Kaysel.

Um comentário:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.