quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Para quem vai o lucro de lojas no Reino Unido com nomes de ONGs famosas?( sem acentuacao)

Logo que mudei me  para Londres, sem trabalho e sem dinheiro, descobri com alegria as lojas de produtos usados como roupas, enfeites, livros, discos e ate moveis: as chamadas “Charities”; onde os produtos sao doados pela populacao para serem vendidos e sua renda revertida à entidades filantropicas. Estas lojas levam o nome da entidade que recebe o repasse de verbas.

Ha diversas  “Charities” em toda a Inglaterra. Nos bairros mais ricos, os produtos vendidos nas lojas sao de excelente qualidade e nos bairros mais empobrecidos, os produtos vendidos ja nao sao tao bons.

Como eu residia em um bairro nobre de Londres, eu comprava roupas muito boas a precos irrisorios, e ainda me sentia gratificada por estar ajudando uma entidade beneficiente.

Uns dois meses antes de mudar me  para outro bairro, fui trabalhar como voluntaria uma vez por semana, numa daquelas "charities", para praticar mais meu ingles.

Descobri entao, com certa decepcao, que  estas lojas eram um bom negocio para seus proprietarios.Elas  sao compostas sòmente por funcionarios voluntarios, todas as vendas proveem de doacoes e tudo e reaproveitado. As  roupas e produtos em bom estado (conceito subjetivo) sao colocados a venda no varejo, e os produtos em mal estado de conservacao sao descartados da venda na loja, mas sao vendidos por peso para determinadas organizacoes humanitarias.

Estas lojas possuem  por lei descontos no aluguel, e negociam com as entidades filantropicas que representam, a porcentagem dos lucros que sera repassada. A loja  em que eu trabalhei  repassava 26%  dos lucros obtidos para a ONG que lhe concedia o nome.

 O  proprietario nao possue gastos com funcionarios ou a compra de mercadorias, possui o trabalho somente de organizar a loja, a escala de funcionarios voluntarios (normalmente os mesmos trabalham  1 ou dois periodos por semana), torna-la atrativa para os clientes, e pagar despesas como o aluguel(com desconto), luz , agua e telefone.

O numero de voluntarios que desejam  trabalhar  nestas charities e muito grande, sempre  com o intuito de “ajudar” os necessitados e/ou de contribuir para a construcao de seu  curriculo. Pude constatar este fato pois  so consegui   a vaga  de voluntaria  na 3* loja  em que me candidatei, e quando la estava trabalhando, percebi a quantidade de jovens e idosos(e o publico que mais se candidata) que se oferecia para trabalhar la.

E certo que  nao deixa de ser um bom negocio para as ONG`s  possuirem  a possibilidade de uma renda alternativa que nao venha do governo ou de doacoes diretas, mas se as lojas pertencessem realmente as instituicoes, talvez pudessem lucrar muito mais.

Ligia Kaysel

Um comentário:

Anônimo disse...

Nossa, chocante mesmo! Estou adorando os seus textos, você tem dividido coisas sobre a realidade de Londres que eu nunca imaginei! Recomendei o seu blog para Gabi que trabalhava na Oakam hihihihi E vou colocar lá no meu blog ;)