segunda-feira, 4 de abril de 2011

Berlim: (falta de acentuacao adequada)

 A historia desta cidade sempre me encantou, visto  que  por mais de 40 anos  foi dividida em duas partes  por um muro: a parte ocidental, moderna e desenvolvida e a parte oriental, comunista, pouco desenvolvida e pobre.  Em 1989,  com o fim do comunismo  e consequente queda do muro que as separava,  as duas  Berlins se unificaram, e a historia nos relata  o quão impactante foi esta fusao entre a Berlim ocidental   e  oriental.

Em visita a esta cidade após 22 anos da queda do comunismo, pude constatar que a cidade já está quase sem marcas desta fusão, a nao ser nos locais turísticos mantidos para recontar a historia.

Nos anos noventa  a  Berlim oriental  passou a ser atrativa aos chamados “yuppies” (jovens  profissionais abastados), o que originou  novas construcões   e espacos publicos. Por outro lado, localizamos bairros mais  empobrecidos (para os padrões alemães)  na parte antes considerada ocidental da cidade.

É  interessante tambem constatarmos que berlinenses já adultos (na faixa dos 30 anos),  não sabem nos informar qual parte  da cidade aquele local em que estávamos pertenceu, quão integrada está a cidade atualmente.

De uma forma geral  é uma bonita  e  vibrante  cidade, com  pontos turisticos para todos os gostos, desde shopping centers  ultra  modernos,  até campos de concentracão nazistas, onde  a morte parece estar presente.

A populacão de Berlim porém, me pareceu  muito homogênea fisicamente. A história conta que o desejo maior de Hittler era que  a maioria da populacão  mundial pertencesse a raca ariana.Felizmente isso nao aconteceu, mas acho que ele iria gostar de residir em Berlim atualmente, se  estivesse vivo.

 Ligia Kaysel                                                          


Nenhum comentário: