sábado, 28 de abril de 2012

Crimes contra a honra:


Sabe-se  que os crimes  cometidos  para preservar a honra  das  famílias  ocorriam  no século passado, ou ainda ocorrem em regiões remotas do planeta. Eu não imaginava porém,  a grande incidência deste delito no Reino Unido, em pleno seculo XXI.

Uma pesquisa  elaborada pela BBC TV1 de Londres para  o documentário “Panorama” exibido em 19/03/12 constatou que dois terços dos britânicos de origem asiática ou asiáticos que vivem no Reino Unido concordam que suas famílias vivam de acordo com o conceito de honra.

Uma pesquisa da ONG–IKWRO-Organização dos Direitos da Mulher do Irã e do Kurdiquistão constatou que mais de 2.800 delitos (violência física, mutilações e homicídios) pelo motivo da  honra foram registrados pela polícia do Reino Unido no último ano (2011), isso sem contar  os casos  não registrados, que provavelmente são muitos.

“O número de incidentes é significativo, especialmente quando nós considerarmos o alto nível de violência que as vítimas sofreram antes de procurar ajuda “,diz Mr. Nazir Afzal, representante do Ministério Publico de Londres.

Os crimes por razões de honra costumam ser organizados pelas famílias, sendo as vítimas, na maioria das vezes, a mulher. Os motivos mais frequentes  são:-A recusa de um casamento forçado  -A procura pelo divórcio  -Um relacionamento amoroso não aprovado pela familia  -Ataque sexual sofrido pela mulher (dupla violência)  –Ser homossexual; e outros.

Um exemplo desta problemática, exibido no documentário  Panorama, foi o de uma jovem proveniente do Paquistão, prometida como noiva para um britânico de origem asiática em Londres. Ao chegar para o casamento teve seu passaporte confiscado por seu noivo e sua família; depois do casamento foi trancada em casa e passou a sofrer de violência doméstica física. Ao informar ao seu genitor no Paquistão da violência  que ela estava sofrendo, seu pai pediu para que a mesma  não deixasse seu marido em nome da honra da família.  A jovem suicidou-se.

Entre as tentativas governamentais e não governamentais de combate a este fenômeno, foram criados os abrigos  para mulheres  que sofrem de violência doméstica pela honra e seus filhos, com apoio socio-psico-jurídico, tudo com o objetivo das mesmas superarem a violência sofrida e começarem uma nova vida no Reino Unido. Há porém a dificuldade de se chegar até estas mulheres, visto que sofrem caladas, afastadas do mundo, trancadas em seu inferno particular, além da barreira da língua,  visto que muitas delas são proibidas de apreender o inglês.

Há 4 anos existe no país uma linha direta (telefone para aconselhamento e ajuda) especialmente para vítimas de violência doméstica causada pela honra. A média de chamadas  tem sido de 500 ao mês. As chamadas sao anônimas, e podem ser atendidas em diversas  línguas  e dialetos árabes e norte africanos.

Talvés seja este um  caminho eficiente para o início de um combate mais efetivo para tão grave  questão.

LIGIA KAYSEL

Um comentário:

Anônimo disse...

Super interessante...
Q tristeza :/