domingo, 23 de janeiro de 2011

O meu trabalho com idosos:

Depois de poucos meses me candidatando a um  emprego  na area social, ja  fui chamada para trabalhar num abrigo de idosos, perto da minha casa, aqui em Londres.
Eu estava radiante de felicidade. Era um abrigo para 17 idosos, todos com algum grau de “demencia”, numa casa super bonita, com dormitorios individuais bem decorados, e um banheiro para cada dois quartos.Eu seria monitora, cuidaria, junto com uma equipe, dos idosos no periodo da tarde.
Ja no primeiro dia percebi que o lugar era lindo, os idosos doces e amorosos (apesar de estarem meio fora da realidade devido a demencia, era so “mergulhar” na fantasia deles, que o papo “rolava solto”),mas o tratamento dado aos mesmos pelas  “minhas colegas” nao era dos melhores.
Os idosos nao tinham nenhum tipo de atividade, passavam o dia todo sentados  numa sala grande, com uma TV sempre ligada. A  comunicacao dos mesmos com os funcionarios da casa era  sempre  de forma rapida e sem a atencao necessaria. Os que tinham dificuldades de locomocao para a sala de refeicoes ou para ir ao banheiro, eram  realmente desrespeitados. Percebi tambem que, o fato de eu conversar  e me dedicar aos  ususarios   nao  era “bem visto” pelas  funcionarias.
O fator “higiene”era um caso a parte. A sala onde os idosos permaneciam literalmente  nao cheirava muito bem. Os idosos de forma geral nao era  mal cheirosos, imaginei entao que, como  eu trabalhava no periodo da tarde, era no periodo da manha (nao todos os dias, mas algumas vezes por semana) que eles tomavam banho, mas logo fiquei sabendo que somente  tomavam banho ocasionalmente, a nao ser os  poucos que eram capazes de banharem se  sozinhos

Depois de 4 dias, sem que meus coordenadores  entregasssem me  o contrato de trabalho, resolvi questionar a respeito, mais  para servir como prova dos dias  em que tinha trabalhado, visto que  ja estava  decidida  a nao  continuar  trabalhando naquele lugar.
No final do  5* dia, foi me entregue o referido contrato de trabalho, onde constava que eu estava comecando naquele dia, isto e, 5 dias depois da realidade. Meu coordenador tambem explicou me que, o pagamento  mensal era de ¾ do salario e que ¼ do salario mensal era retido  durante 12 meses, e depois devolvido para os funcionarios.
Conversando com minhas colegas sobre aquele tao horrendo metodo de pagamento, elas relataram me  que sentiam se muito indignadas com aquela situacao. Comecei  entao a  entender algumas coisas: Ja tinha percebido que todas as funcionarias eram de diversas  nacionalidades africanas ou arabes, nenhuma era europeia, o que podia explicar talvez o fato de elas estarem suportando trabalhar naquelas condicoes,  pois talvez tivessem problemas com o visto de permanencia no pais.   Conclui  tambem que a raiva delas  com as condicoes de trabalho estavavam  sendo transferida para os idosos.
Eu tinha  cidadania europeia  porem residia ha poucos meses em Londres, era meu primeiro emprego,  sem curriculo nem referencia no pais, e sem um bom ingles, o que me tornava uma possivel  “presa” facil para este tipo de empregador.
Demiti me naquele  dia.
Os 5 dias de trabalho  nunca recebi, e nao eu  tinha como provar que trabalhei, pois nao havia nada escrito  somente  o testemunho de  minhas colegas  que ainda trabalhavam no local, ou dos idosos com demencia.
Descobri como poderia denunciar, nao so a questao trabalhista imposta àquelas funcionarias mas principalmente  as  más condicoes de tratamento a que estavam sendo submetidos aqueles idosos. Desejei muito, muito mesmo  denunciar, mas o fato e que nao denunciei, com medo de ser descriminada num possivel futuro  emprego.
Ligia Kaysel

Nenhum comentário: