domingo, 30 de janeiro de 2011

Um pouco da saude publica da Inglaterra:( sem acentuacao)

Hoje decidi fazer um exame sanguineo de rotina  que ha meses requeri do  medico do posto de saude do meu novo  bairro.
Residi quase 2 anos numa zona nobre de Londres, onde era possivel ser submetida a este exame no proprio Centro de Saude, onde havia um hospital pequeno e  tudo  era bem individualizado. Mas neste meu novo bairro todos os exames devem ser  colhidos no hospital da regiao.E um bairro muito populoso.
Aqui em UK todas as consultas medicas, exames e internacoes sao gratuitos, sem termos que esperar para  nos consultar . Depois de inscrever-se no posto de saude mais perto de sua residencia, voce marca suas consultas medicas por telefone, para o mesmo dia, ou para dias subsequentes se nao for urgente. Dificilmente voce espera mais de 10 minutos por uma consulta com hora marcada. Minha pouca experiencia com o sistema de saude daqui  me  faz crer que  sua   organizacao  é bem eficiente. Porem ja nao se pode dizer o mesmo dos medicos.
Todos  sao  muito cordiais,  mas as  consultas  de forma  geral sao rapidas e resumem-se ao breve  relato  dos nossos  sintomas e algumas vezes a um rapido exame clinico. E na primeira consulta, o diagnostico pode diferir, mas a medicacao em geral e sempre a mesma, “paracetamol” (um remedio para dor),exceto se voce realmente estiver muito  mal.
Comenta-se aqui  que  para os  medicos de Londres, “paracetamol” serve para todos os males. Se  a questao de saude persiste, ai voce requer uma nova consulta, e uma nova medicacao ou um especialista lhe  sera recomendado.
Voltando porem ao meu exame sanguineo, ao chegar ao hospital do meu novo  bairro  me deparo com um enorme complexo hospitalar, tem ate super mercado e lojas em seu interior.  
A sala indicada para os exames sanguineos é imensa, sou orientada a pegar uma senha  e informada  que minha vez chegara quando  o n*  da minha senha aparecer no visor luminoso. Meu numero e “E75”, no visor estava informando “D97”. Logo percebo que 3 numeros depois do “D”, comeca os numeros com o prefixo “E” (o meu), mas tem 74 numeros na minha frente ainda, concluo  entao que vou passar horas naquela sala, em jejum. Acho que pessoas de pelo menos uns 30 paises diferentes estao representadas naquele  lugar, porem nao ha criancas, deve haver um local proprio para elas.A acomodacao e boa, todas as  pessoas  estao sentadas e  ha uma grande  TV sem som com legenda, no alto da sala.
Depois de menos de uma hora  meu numero aparece no visor. Espanto  me com a rapidez. Quando vou para sala de coleta de sangue percebo o motivo. É outra sala muito grande, com umas  20  pessoas que tiram sangue dos pacientes, todos na mesma hora e juntos, em cadeiras enfileiradas, tudo na maior rapidez. Coletam sangue muito bem,  parece tudo muito organizado e limpo, mas nunca tinha participado de uma coleta de sangue “por atacado” como esta. O resultado sera remetido diretamente para o meu posto de saude.
Considerando que o NHS (nome do sistema de saude daqui)  e o SUS de UK,   acho que esta forma de  coleta de exames e uma maneira eficiente de tratar a todos que precisam, de forma  democratica e eficiente, porem confesso que num primeiro momento  me assustei  com a falta de privacidade para o referido exame.
Ligia Kaysel.

Um comentário:

Anônimo disse...

Ligiaaaa, preciso de umas dicas tuas! Tô meio perdida com essa vida de adulto aqui uahuahauhau Bora combinar um dia pra gente tomar um café???? Beijooooo